Os hubs são funcionam como centro de distribuição doss voos das companhias. (Foto: Tudo Viagem).
As companhias aéreas que operam em Teresina conectam o estado com os seus principais hubs (centro de distribuição de voos). O hub é uma das formas encontradas pelas empresas de otimizarem os seus aviões, transportando mais passageiros para um determinado destino em uma única aeronave. Por exemplo, a Gol oferere voo diretos da capital piauiense para o Aeroporto de Guarulhos e Brasília, dos dois maiores hubs da companhia no Brasil.
A LATAM oferece voos escalas de Teresina para Guarulhos, Brasília e Fortaleza. Esses três aeroportos são os maiores hubs da LATAM no país. No ano passado a companhia encerrou os voos diretos entre a capital piauiense e São Luís. Quem for viajar pela LATAM para a capital marananhense terá que fazer a trroca de aeronave em Fortaleza, em São Paulo ou Brasília.
Campinas é o principal HUB da Azul
A companhia Azul oferece conecta Teresina com 3 cidades que são os seus maiores hubs. Os voos sem escalas da companhia são para Campinas, no interior de São Paulo, o maior cento de distribuição das rotas da Azul no Brasil. O segundo maior hub, Belo Horizonte, também tem voos da Azul partindo a capital piauiense.
Outro voo direto da Azul é de Teresina para Recife, terceiro maior hub da companhia no Brasil. Até março deste ano a Azul atendia a cidade de Parnaíba com voos diretos para Belo Horizonte. A Azul encerrou em março os voos sem escalas entre São Raimundo Nonato e Recife.