EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Panorama Político: A febre de cidades com dois prefeitos na região de Picos
Por Dulina Fernandes
Publicado em 28/04/2025 13:28
Picos

Vários municípios da macrorregião de Picos estão passando por situações semelhantes. Essas cidades possuem um prefeito de fato e outro de direito. Diversos ex-prefeitos e ex-prefeitas elegeram seus sucessores na eleição do ano passado e continuam dando as cartas na atual gestão. Eles estão se comportando como uma sombra para os gestores.

Obedientes

Na maioria dos municípios, a obediência dos prefeitos tem prevalecido. Eles só assinam qualquer documento após seus padrinhos políticos marcarem com "X" o local onde devem colocar suas assinaturas. Há um ex-prefeito de uma cidade santa que não se constrange em pressionar a prefeita e diz, em alto e bom som, que no município é ele quem cobra o escanteio, cabeceia e marca o gol.

Incomodados

Como todas as regras têm suas exceções, há prefeitos perdendo a paciência com seus patronos. Dizem que, na terra onde o galo canta cedo, o mandatário não está muito disposto a tolerar intransigências e não será nenhuma novidade se, em um curto espaço de tempo, ele vier a chutar o balde.

Aparências

Já em outro município, que foi criado com uma “Boa Esperança”, a nova prefeita tem se esforçado para demonstrar que possui capacidade de conduzir a máquina administrativa. No entanto, toda e qualquer ação de governo precisa do aval do seu padrinho.

Calculando a volta

A coluna ouviu pessoas profundamente conhecedoras da política desses municípios, por dentro e por fora, e todas comungam do mesmo pensamento. Segundo elas, a ideia dos ex-manda-chuvas é disputar o próximo pleito municipal e, em caso de vitória nas urnas, voltar a deter o poder supremo no território municipal.

Mais um

Segundo os rumores que circulam na política picoense, o ex-prefeito Gil Paraibano (Progressista) estaria prestes a perder mais um aliado de primeira hora. As notícias que correm indicam que o partidário de Paraibano já recebeu algumas propostas e está muito inclinado a pular da barca do ex-prefeito.

Ao lado do povo

O suplente de vereador Fabiano Oliveira (PCdoB) tem procurado contribuir com as lideranças que lhe apoiaram na eleição do ano passado. Ele vem intermediando ações de governo da gestão municipal em várias comunidades onde recebeu o voto de confiança dos moradores no pleito eleitoral.

Dedicados

Falando em Fabiano, ele e seu fiel escudeiro, o empresário Ruzinaldo Barros, que coordenou sua campanha eleitoral no ano passado, irão repetir o trabalho no próximo pleito. A dupla irá apoiar o ex-governador Wilson Martins (PT) na tentativa de conseguir uma cadeira na Câmara Federal. Ambos prometem muito empenho no projeto político de Wilsão.

Eficiente

A Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Urbanismo vem ganhando expressiva notoriedade na gestão do prefeito Dr. Pablo Santos. A pasta está sob a batuta do secretário Marlon Bezerra, que colocou sua equipe na rua em pleno sábado de aleluia, em uma operação tapa-buraco em vários pontos da cidade.

Olhando de perto

Nos corredores do Palácio Coelho Rodrigues (sede do Poder Municipal), comenta-se que o secretário é comprometido e dinâmico. No entanto, um grande percentual da eficiência do órgão deve ser creditado ao vereador Chaguinha (PSB) e à vice-prefeita Xandú Neri, ambos responsáveis pela indicação do auxiliar do prefeito. Pelo visto, o auxílio do parlamentar tem sido essencial para o trabalho exitoso de Marlon Bezerra.

Em movimento

O suplente de vereador Beron Filho (PSB), mesmo sem ocupar cargo público, vem se movimentando em busca de melhorias para o município, sobretudo para o setor agropecuário. Esta semana, ele esteve em Brasília acompanhado do ex-presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade (PSD). Na capital federal, Beron Filho foi recebido pelo Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que sinalizou positivamente apoio aos seus pleitos.

Ainda está aqui

Beron Filho afirmou que está trabalhando com associações da região em busca do fortalecimento do setor. O socialista declarou que, independentemente de ocupar ou não um cargo público, continuará lutando e que a palavra "desistir" não faz parte do seu vocabulário. Ele mandou um recado: “Ainda estou aqui”.

Agenda positiva

Quem também cumpriu agenda na capital federal e voltou animado foi o presidente da Câmara Municipal de Picos (CMP), Rinaldinho. Acompanhado do deputado federal Florentino Neto (PT), ele foi recebido pelos ministros Waldez Góes e Wellington Dias.

Boas notícias

O vereador trouxe boas notícias para a população da região da Lagoa Comprida. O Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, assegurou recursos para a reforma da passagem molhada sobre o rio Guaribas, que liga o povoado Lagoa Comprida à comunidade Cipaúba. Já o Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, sinalizou a liberação de recursos para investimentos na área social.

Comentários