Foto: Rafael Nascimento / MS
Os municípios de Gilbués, Morro Cabeça no Tempo e São Gonçalo do Gurgueia vão receber novos profissionais do Programa Mais Médicos. De acordo com o Ministério da Saúde, os profissionais integram um grupo de médicos formados no exterior que concluíram o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv).
Em março, o Ministério da Saúde anunciou que o estado iria receber um reforço na atenção primária à saúde com a ampliação do programa.
“A partir de abril, o estado contará com mais quatro profissionais formados no exterior, que estão concluindo o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv). Esses médicos serão distribuídos entre três municípios, reforçando o atendimento de populações em áreas de maior vulnerabilidade”, afirma o Ministério da Saúde.
Os 407 médicos, que concluíram o curso no dia 11 de abril, serão distribuídos em 180 municípios e 15 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), abrangendo 22 estados, incluindo o Piauí.
Programa Mais Médicos no Piauí
Atualmente, o Piauí tem 523 vagas ativas no Mais Médicos, sendo 449 delas ocupadas e cinco em processo de ocupação. Os profissionais atuam em 179 municípios do estado e alcançam cerca de 1 milhão de habitantes.
O estado também foi contemplado no primeiro edital de 2025 do Mais Médicos, anunciado em março pelo Ministério da Saúde. O edital prevê a contratação de 2.279 profissionais em todo o país, sendo 53 destinados ao Piauí. Esses profissionais atuarão em equipes de Saúde da Família, garantindo atendimento de qualidade e encaminhamento adequado para especialistas quando necessário.
Em dezembro de 2024, o programa Mais Médicos registrou um marco ao atingir o maior número de médicos em atividade nos Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs), com 601 profissionais atuando nessas regiões.