Primeiro dia de emissão de novas carteiras de identidade na Uespi movimenta comunidade acadêmica e local
Os atendimentos estão sendo realizados no Núcleo Permanente Interdisciplinar em Direitos Humanos (NUPIDH), localizado na sede da instituição, na rua João Cabral, em Teresina.
Na manhã desta quinta-feira, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) deu início à emissão das novas carteiras de identidade, um procedimento importante para garantir a atualização dos documentos dos estudantes, servidores e comunidade em geral. Os atendimentos estão sendo realizados no Núcleo Permanente Interdisciplinar em Direitos Humanos (NUPIDH), localizado na sede da instituição, na rua João Cabral.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Uespi e o Instituto de Identificação Félix Pacheco, representado pela assessora técnica Maria da Guia, que esteve presente no primeiro dia de funcionamento do serviço. “Agora, a gente está fazendo a emissão das carteiras de identidade novas aqui no NUPIDH. Nosso funcionamento é das 7h30 às 17h30, com atendimento direto. Quem tiver interesse e precisar tirar sua nova identidade, basta vir aqui na sede da Uespi e trazer os documentos obrigatórios”, afirmou.
O Nupidh tem parceria com a OAB e o Instituto de Identificação
Os documentos essenciais incluem certidão de nascimento ou casamento atualizada, comprovante de residência e CPF. Além disso, os interessados podem acrescentar documentos adicionais, como carteira de trabalho, CNH ou título de eleitor, que poderão ser incorporados na identidade digital, que é a versão eletrônica do documento físico.
Atendimento pela manhã e tarde
Maria da Guia também ressaltou a importância de fornecer informações adicionais no momento do cadastro, como o tipo sanguíneo, e de apresentar o laudo em caso de pessoas com deficiência, para que o documento seja emitido com esses detalhes anexados. Um ponto importante destacado por ele é que a primeira via da identidade é gratuita. Caso seja necessária uma segunda via, o custo é de R$ 22,60, pago por meio de QR Code via Pix, facilitando o pagamento digital e ágil.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a UESPI e o Instituto de Identificação Félix Pacheco, representado pela Maria da Guia, que esteve presente no primeiro dia de funcionamento do serviço.
Para menores de idade, é necessário que o responsável legal compareça ao local com a documentação pertinente para o cadastro e recebimento do documento da criança. Os documentos opcionais, como carteira de trabalho ou título de eleitor, não aparecerão na versão física da identidade, mas somente na versão digital. Assim, o documento físico valerá apenas pelo número do CPF, que é o principal dado de identificação.
Atendimento pela manhã e tarde
Atendimento ao público interno e externo à universidade
No que diz respeito ao prazo de entrega, a equipe informou que o procedimento leva até oito dias úteis. Ainda não há confirmação se as carteiras serão entregues na própria sede da Uespi ou no prédio do Instituto de Identificação, que atualmente funciona na rua Clodoaldo Freitas. A decisão dependerá do volume de demanda.
Maria da Guia reforçou que a nova emissão busca atender principalmente a demanda da comunidade acadêmica da Uespi, mas também acolhe a população do campo e da cidade. “Esperamos atender a demanda, principalmente aqui na nossa universidade, bem como na comunidade em geral”, afirmou.
Atendimento ao público interno e externo à universidade