Fotos: Divulgação / PM-PI
O policiamento do Piauí já iniciou o uso de câmeras corporais. Em primeira fase de implementação, dos 100 aparelhos adquiridos, 80 foram destinados a Polícia Militar, sendo 40 foram aplicados ao Batalhão Rodoviário Estadual (BPRE) e 40 ao Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN). Outras 20 foram destinadas a Polícia Civil, com uso pelo Departamento de Repreensão as Ações Criminosas (DRACO) e perícia.
Responsável pela implementação do projeto no Piauí, o coronel Jacks Galvão, comandante do Departamento Geral de Operações (DGO), informou que as câmeras já começam a entrar em uso no mês de julho.
“A empresa fez a instalação das docas, já foram definidos a distribuição e no mês de julho, essas câmeras corporais já estarão em uso. Além disso, dois veículos também serão equipados com sistemas de captação de imagem e leitura de placas, operando nesses dois batalhões”, explicou o coronel.
A segunda fase de implementação de câmeras corporais no Piauí deve ser finalizado até o final do ano. Atualmente, está fase é fruto de um convênio entre Governo do Piauí e Governo Federal com previsão de implementação de 600 câmeras corporais. Esse recurso ainda está em fase de licitação.
“Esse segundo projeto está em fase de licitação, com recurso federal já disponibilizado à SSP, e prevê o uso de câmeras em unidades operacionais de Teresina e Parnaíba. Pela nossa experiência, é um número suficiente para atender todas as guarnições que atuam 24 horas nessas duas regiões”, detalha o oficial.
