Foto: Reprodução)
Na manhã desta quarta-feira (9), a cidade de Picos voltou a ser alvo de uma grande operação policial. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em parceria com a Polícia Civil do Piauí, deflagrou a terceira fase da Operação Sheik, que visa desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no Piauí e em São Paulo.
A ação teve como foco os municípios de Picos e Oeiras, onde foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. A operação mobilizou várias forças de segurança, incluindo a Delegacia de Combate às Facções, Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT), a 2ª Delegacia de Polícia de Picos, o Núcleo de Operações com Cães (NOC), a Delegacia de Oeiras, o Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI-PMPI), a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DINT) e o Canil da Polícia Militar de Picos.
Durante o cumprimento dos mandados, drogas foram encontradas em três endereços distintos. Uma mulher, identificada pelas iniciais L. D. S. V., foi presa em flagrante por tráfico de drogas. Contra ela também havia um mandado de prisão preventiva, que foi cumprido no momento da operação. De acordo com a investigação, ela seria esposa de um dos principais líderes do grupo criminoso e teria assumido o comando das ações após a prisão do companheiro.
O nome da operação faz referência ao apelido do chefe da organização, conhecido como “Sheik” entre os membros da quadrilha. O grupo já vinha sendo monitorado pelas autoridades desde as fases anteriores da operação, e a atuação estratégica tem permitido atingir diretamente os núcleos de comando.
Fonte: Cidades na Net