EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
COMPRRE DIRETO PELO NOSSO WHATSAPP
VOE PICOS
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Codevasf entrega fábricas de farinha móveis a 20 municípios piauienses
Por Dulina Fernandes
Publicado em 13/07/2025 16:40
Piaui

Foto: Reprodução / Codevasf

 

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realiza, nesta segunda-feira (14), a entrega de 20 unidades móveis de fabricação de farinha para prefeituras e associações de pequenos produtores do Piauí. A solenidade acontece a partir das 8h no galpão da Codevasf, na zona Sul de Teresina, com presença de autoridades, prefeitos, parlamentares e representantes das comunidades beneficiadas.

As fábricas móveis contam com tecnologia simples, rebocável e padronizada, com capacidade de processamento de até 3 toneladas por dia de derivados da mandioca. O investimento total foi de R$ 3,3 milhões, com recursos do Orçamento Geral da União destinados pelos parlamentares Marcelo Castro e Castro Neto.

Ao todo, cerca de 2 mil famílias que vivem da mandiocultura serão atendidas com os novos equipamentos, que permitirão maior produtividade, higiene no processamento e geração de renda nas zonas rurais. As unidades podem ser deslocadas até as comunidades produtoras, reduzindo o esforço físico com o transporte da mandioca e agregando valor ao produto final, como farinha e tapioca.

Os municípios contemplados são Assunção do Piauí, Cajazeiras, Campinas do Piauí, Caxingó, Cocal de Telha, Colônia do Gurgueia, Curimatá, Curral Novo, Inhuma, Itaueira, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Monsenhor Hipólito, Paes Landim, Pedro Laurentino, Queimada Nova, Santa Rosa, Santana do Piauí, São Braz e Simplício Mendes. Treze prefeituras e sete associações rurais serão diretamente beneficiadas.

O superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, destaca o potencial transformador da ação. “É uma tecnologia simples, eficaz e de fácil operação. Com ela, o produtor pode fazer farinha e tapioca no mesmo espaço, com mais higiene e produtividade. Isso permite que ele aumente a renda, conquiste novos mercados e melhore a qualidade de vida”, afirma.

Como funciona

A Casa da Farinha Móvel é uma unidade montada sobre uma plataforma rebocável, com todos os equipamentos necessários para o beneficiamento da mandioca. Cada unidade inclui lavador e descascador automáticos, ralador, triturador, prensa hidráulica, forno mecanizado, peneira, extratora de fécula, reservatórios de água, entre outros itens. A produção média diária varia entre 10 a 15 sacos de 50kg.

Além de dispensar obras de alvenaria, as fábricas consomem pouca energia elétrica, oferecem melhores condições de trabalho aos operadores e ampliam a capacidade de comercialização da produção excedente.

Comentários