A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) completa 39 anos e segundo o reitor da instituição, Evandro Alberto de Sousa, cerca de R$ 100 milhões estão sendo investidos em reformas, ampliações e novas construções em campi espalhados pelo estado.
“Estamos construindo uma nova UESPI. A qualidade da nossa universidade já é reconhecida há algum tempo, especialmente pelo desempenho dos nossos egressos e os resultados positivos nos índices de avaliação”, destacou o reitor.
Entre os destaques, está a reforma do Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, que recebeu melhorias em blocos de sala de aula, novas carteiras, instalação de ar-condicionado e a modernização da estrutura geral. Também foi anunciada a construção do novo prédio dos cursos de Agronomia e Zootecnia e outro integrado
“Já entregamos dois prédios verticalizados, modernos, com elevador. Em agosto entregaremos o terceiro, e em dezembro, o prédio da Faculdade de Direito. Também vamos iniciar a reforma da FACIME. Então serão seis prédios verticalizados, inclusive com elevador”, afirmou o reitor.
No bairro Dirceu, zona Sudeste da capital, o Campus Clóvis Moura também passa por melhorias com a construção de novas salas e ampliação da biblioteca.
No interior do estado, há obras em andamento em Picos, Bom Jesus, Corrente e Uruçuí, além de novas previstas para Piripiri, Campo Maior, Parnaíba e São Raimundo Nonato. Em Uruçuí, por exemplo, a unidade atingida por um incêndio deve ser entregue reformada e ampliada até outubro.
Apesar do foco nas obras, Evandro destacou que a universidade também vem obtendo bons resultados acadêmicos. No último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), 15 cursos da UESPI foram avaliados. Desses, três receberam nota máxima (5), seis ficaram com nota 4, cinco com nota 3 e apenas um teve nota 2.
A UESPI foi criada em 1986 e, atualmente, está presente em todas as regiões do estado com cursos de graduação, pós-graduação e programas de pesquisa e extensão.
Hoje, são 12 campi (sendo dois na capital e dez no interior), 104 cursos de graduação presenciais e centenas de ações de extensão, pesquisa e assistência estudantil. O Núcleo de Educação a Distância (NEAD) possui 35 polos de EAD, e o Programa Universidade Aberta do Piauí (UAPI) conta com 183 polos ativos