No momento, a unidade móvel está no bairro Parque Piauí, na zona Sul da capital. “Nesse momento inicial vamos fazer três dias na semana, nos bairros de Teresina e cidades próximas, mas a ideia é expandir isso, paralelamente também com as clínicas, para cadastrarmos o maior número de animais e ajudarmos nesse controle dos animais domésticos no estado”, explicou o gestor.
Anteriormente, o Castramóvel funcionava apenas como ponto de triagem. Os animais passavam por uma avaliação e, se estivessem aptos à castração, eram encaminhados para clínicas parceiras. Diante da alta demanda pelo serviço, os atendimentos foram acelerados para possibilitar a realização dos procedimentos na própria unidade móvel.
“Há um dia para atendimento, onde é feita a triagem. Faz os exames para verificar se o animal está apto a ser castrado, seja gato ou cachorro, macho ou fêmea. No outro dia, já faz a castração no próprio Castramóvel, evitando custo, por exemplo, para as pessoas que, muitas vezes, não têm condições”, pontuou o secretário