EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Piauí adere ao Contrata+Brasil e lança programa Contrata MEI para beneficiar empreendedores individuais
Iniciativa busca agilizar contratações públicas, valorizar microempreendedores e melhorar a prestação de serviços no estado.
Por Dulina Fernandes
Publicado em 07/08/2025 21:11
Piaui

Nesta quinta-feira (7), durante o 1º Seminário Estadual de Contratações Públicas, o secretário de Administração do Piauí, Samuel Nascimento, assinou o termo de adesão do Piauí ao Contrata+Brasil, plataforma nacional que simplifica contratações públicas e amplia oportunidades para pequenos fornecedores. Na mesma ocasião, foi lançado o programa estadual Contrata MEI Piauí, voltado à contratação direta de microempreendedores individuais (MEIs) pela administração pública.

A adesão ao Contrata+Brasil representa uma mudança significativa na forma como o governo realiza suas contratações. Diferente dos processos licitatórios tradicionais, que costumam ser longos e complexos, a plataforma permite que órgãos públicos publiquem suas demandas e recebam propostas diretamente de fornecedores cadastrados, de forma ágil e transparente.

Secretário Samuel Nascimento assina termo de adesão do Piauí ao Contrata+Brasil. Foto: Louany Naira
Secretário Samuel Nascimento assina termo de adesão do Piauí ao Contrata+Brasil. Foto: Louany Naira

Entre os principais benefícios do Contrata+Brasil, estão: a desburocratização dos processos de contratação; o acesso facilitado para micro e pequenos empreendedores; alertas de oportunidades enviados via WhatsApp; e a economia e agilidade para a administração pública.

Já o Contrata MEI Piauí surge como uma política pública estratégica para ampliar a participação dos microempreendedores individuais nas compras governamentais. A proposta é permitir que serviços gerais em áreas como educação, saúde, segurança e assistência social sejam contratados de forma simplificada, por meio do credenciamento desses microempreendedores individuais.

“Nós vamos conseguir – seja na escola, na área da segurança, saúde ou em todas as outras áreas de políticas públicas – a gente vai conseguir contratar serviços gerais para as secretarias de modo muito mais simplificado credenciando esses microempreendedores. Isso vai gerar mais renda para a população piauiense que quer empreender e permitindo, assim, também economizar mais dinheiro público, melhorando ainda mais a qualidade dos serviços prestados”, afirmou o secretário de Estado da Administração (Sead), Samuel Nascimento.

Comentários