EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Defensoria faz mutirão para reconhecimento de paternidade no Piauí
Por Dulina Fernandes
Publicado em 12/08/2025 15:28
Piaui

Foto: Ascom

 

A Defensoria Pública do Estado do Piauí se une, mais uma vez, à campanha nacional “Meu Pai Tem Nome”, que será realizada no dia 15 de agosto, próxima sexta-feira, com ações concentradas voltadas ao reconhecimento de paternidade e maternidade. Tudo de forma gratuita e acessível, para garantir que mais famílias tenham seus direitos respeitados.

Em Teresina as atividades acontecerão de 8h às 14h, na sede da Defensoria Pública, localizada na Rua Nogueira Tapety, 138, zona Leste, pertinho do Teresina Shopping. 

A ação vai oferecer sessões de mediação e conciliação, além de orientações jurídicas, exames de DNA, fortalecendo o compromisso da Defensoria com soluções simples, gratuitas e voltadas para o reconhecimento de filiação.

A campanha acontecerá também nos municípios de Bom Jesus, Corrente, Floriano, José de Freitas, Oeiras, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Parnaíba, entre outros. 

No Piauí, de 2016 até agora, mais de 22 mil crianças foram registradas apenas com o nome da mãe. Somente nos primeiros seis meses de 2025, dos 15.160 nascimentos no estado, 858 (5,65%) não tiveram o nome do pai reconhecido. Esses dados colocam o Piauí como o segundo estado do Nordeste com maior índice percentual de crianças com o registro incompleto, atrás apenas do Maranhão, que possui 8,62% das crianças somente com o nome da mãe no registro civil.
 

Comentários