Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
Na abertura da 4ª edição do Congresso das Cidades do Piauí, o governador Rafael Fonteles afirmou em seu discurso inicial que “o tempo do coitadismo acabou no Piauí” e defendeu que prefeitos e gestores municipais adotem uma postura de planejamento, metas e gestão eficiente para transformar a realidade local.
Segundo ele, não é mais possível esperar mudanças externas para o desenvolvimento. “Chega do coitadinho, esperando que a mudança vai vir de fora para dentro. Nós temos inúmeros exemplos de prosperidade e de boa gestão aqui no Piauí”, disse.
Fonteles citou conquistas recentes do estado como exemplo de superação de estigmas. “Quem é que imaginou que o Piauí pudesse ser considerado nacionalmente o estado mais digital do Brasil? Quem é que já imaginou que a expectativa de vida do piauiense pudesse ser maior do que a do paranaense? Quem é que diria que o Piauí pudesse ter uma qualidade do ensino médio público melhor do que São Paulo?”, questionou.
O governador também defendeu que a gestão pública vá além das disputas eleitorais. “Nós não podemos viver de eleição e de política eleitoral todo o tempo. Tem que ter um momento em que a gente pode pensar no médio e até no longo prazo, e ter coragem de tomar decisões que não sejam em função apenas da demanda corriqueira ou da pressão política”, afirmou. Ele ressaltou que muitos prefeitos já demonstram essa postura.
“Tenho tido gratas surpresas nessas conversas, gestores realmente preocupados em acertar, em conduzir bem as finanças do seu município e em resolver problemas.”
Fonteles ainda fez referência ao Conselheiro Saraiva, lembrando sua contribuição para a história do Piauí. “Conselheiro Saraiva foi uma das figuras mais inteligentes da história do Brasil. Ele construiu o navio Vaporuçuí, que percorreu o rio Parnaíba até o sul do estado. Isso mostra que uma infraestrutura logística pode ser o divisor de águas para o desenvolvimento”, afirmou.
Nesse contexto, disse acreditar que as obras atuais terão impacto semelhante no futuro. “Se em 1856 o Conselheiro Saraiva acreditou e fez, muito mais hoje nós podemos realizar. Seja a Transnordestina, o Porto de Luís Correia, a hidrovia do rio Parnaíba ou as duplicações de BRs. Não temos tempo para ser coitadinhos. Temos que sonhar alto e teimar até conseguir.”
O governador encerrou sua fala reforçando a confiança no progresso do estado. “Quem estiver vivo verá mais uma vez o rio Parnaíba ser navegável. Que definitivamente vençam os otimistas, os que acreditam, os que amam esse estado e querem o melhor para o nosso povo”, declarou.