MENU
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Panorama Político: Petistas comemoram em Picos com posse do diretório e condenação de Bolsonaro
Confira mais uma edição da coluna
Por Dulina Fernandes
Publicado em 13/09/2025 13:57
Picos
Foto: Bismark Sousa

 

 

Festa no Teatro Sávio Barão foi marcada por discursos e clima de celebração dupla.

Só alegria

Na noite desta sexta-feira, o Teatro Sávio Barão, em Picos, foi palco da posse do Diretório Municipal do PT. O evento reuniu lideranças locais e regionais em clima de festa dupla: além da solenidade, a comemoração foi impulsionada pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. O cerimonial foi conduzido pela professora e ativista cultural Bel da Silva, que iniciou os trabalhos puxando coros de “sem anistia”.

Ausências sentidas

Enquanto os petistas comemoravam, os colegas de bancada do vereador Wellington Dantas (PT), Irmão Zé Luís (MDB) e Eriberto Barros (PSD), preferiram não comparecer. De perfil conservador, os dois evitaram a celebração, marcada por críticas ao “Imbrochável”.

Sonho com o Palácio Coelho Rodrigues

Em discurso, Wellington Dantas lembrou que o PT sonha em voltar a comandar a Prefeitura de Picos, mas foi categórico ao afirmar que qualquer candidatura ao Executivo só deverá ocorrer após um eventual segundo mandato do prefeito Dr. Pablo Santos (MDB). Até lá, disse, o partido será “Pablo Futebol Clube”.

Bola fora 

Foto: Ascom

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O candidato derrotado na eleição de 2024 no município de Sussuapara, Valdir Florêncio (Solidariedade), não acertou o gol do prefeito Naerton Moura (MDB). A Justiça Eleitoral da 62ª Zona Eleitoral de Picos julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida por ele contra o prefeito reeleito e seu vice-prefeito reeleito, Francisco das Chagas Moura, o “Chaguinha” (PT). 

Motivos 

Na disputa eleitoral, o emedebista obteve 5.122 votos ou 86,67% dos votos válidos. Já seu adversário obteve 788 votos, o que correspondeu a 13,33%. Resta saber se Valdir Florêncio irá ou não recorrer às instâncias superiores. Segundo apoiadores do prefeito, o motivo da derrota dele nas urnas foi a boa gestão do prefeito Naerton Moura e também pelo fato de Florêncio ter a frente de sua campanha eleitoral pessoas com pés de gelo.

Será que foi convencido? 

 

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) esteve cumprindo agenda em Santo Antônio de Lisboa. Segundo uma fonte da coluna, durante sua passagem pela cidade de Picos ele teria trocado dois dedos de prosa com o ex-prefeito Gil Paraibano. E ao que tudo indica ele convenceu o padrinho a disputar uma vaga na Câmara Federal na eleição do ano que vem. 

Com as barbas de molho 

Caso se confirme a candidatura do ex-prefeito seu antigos aliados, que fecharam com outros postulantes ao mesmo cargo, terão que refazer suas projeções de entrega de votos aos candidatos por eles apoiados. Segundo uma das lideranças que ficou ao lado de Paraibano após a derrota no pleito passado, o foco da possível candidatura será o município de Picos.

Almoço com pitada de política

Foto: Ascom/Beron Filho 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O vereador João Rufino (PSD), o suplente Beron Filho (PSD) e o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Edivaldo Filho (PSB), almoçaram juntos em clima descontraído. Segundo uma fonte, o encontro serviu para rascunhar um possível projeto político futuro entre Rufino e Beron.

Dialogando com a base

O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) esteve em Picos cumprindo agenda. Participou de eventos, visitou amigos e jantou com apoiadores. O que mais chamou atenção, no entanto, foi o café da manhã de sábado, que deixou observadores intrigados pelas companhias que o acompanhavam.

Apoio reafirmado

Foto: Arquivo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O ex-tesoureiro do município de Picos, Raniery Lima (Progressistas), e sua esposa, a professora Karinne Lima (Progressistas), reafirmaram apoio ao deputado Marcos Aurélio Sampaio (PSD) para a Câmara Federal, alinhados ao ex-prefeito padre Walmir Lima.

Wilsão em campo

O ex-governador Wilson Martins (PT) intensificou articulações na região picoense para viabilizar sua pré-candidatura a deputado federal. Com o apoio de suplentes, empresários e lideranças históricas, analistas acreditam que ele terá condições reais de conquistar uma cadeira em Brasília.

Relação estremecida 

Em Jaicós a corda entre o prefeito Wesley Bispo (PSD) e o ex-prefeito Neném de Edite (PSD) está prestes a quebrar se não já quebrou. Segundo uma fonte da “Terra do Galo”, como é conhecida a cidade, a gestão já se iniciou com focos de incêndio, mas os brigadistas do partido vinham conseguindo conter. No entanto, com a chegada do período de maior incidência de incêndios as chamas do fogo da discórdia já estão acima de um metro. 

Ficou em casa

 

O ex-prefeito não acompanhará mais o atual no apoio ao deputado estadual. Lá, o candidato governista é o ex-presidente da Associação Piauiense de Municípios, Toninho de Caridade. Já o ex-mandatário optou por trabalhar pela reeleição da deputada Simone Pereira (MDB). Se bem que ficou tudo em casa porque tanto a deputada quanto Toninho pertencem ao grupo liderado pelos deputados Júlio Cesar e Georgiano Neto. Apesar das rusgas, Neném mantém as indicações na gestão municipal.

Comentários