MENU
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Desafios da transição ecológica são debatidos em Fortaleza até sexta
Conferência do Clima no Semiárido e COP Nordeste começaram hoje
Radioagência Nacional - Por Gabriel Corrêa
Publicado em 15/09/2025 16:02
Brasil
© Arquivo/Agência Brasil

Especialistas e autoridades se reúnem até sexta-feira (20), em Fortaleza, no Ceará, para debater os desafios da transição ecológica e da justiça climática. A 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas e a COP Nordeste, acontecem ao mesmo tempo.

O objetivo é reafirmar a posição da região nas negociações climáticas e fortalecer a atuação do Consórcio Nordeste. São mais de 40 sessões temáticas relacionadas ao semiárido.

A Caatinga é um dos principais pontos de discussão. O bioma exclusivamente brasileiro é considerado uma fronteira para a bioeconomia de base territorial e para com cadeias produtivas sustentáveis.

A Conferência Internacional conta com o apoio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais; da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico; da Embrapa; da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e da Embaixada da França. Participam os governadores do Nordeste e o presidente da COP 30, o embaixador André Corrêa Lago.

No evento, será entregue o Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica, para articular os nove estados nordestinos em torno de uma estratégia de uma transição ecológica justa. Para participar, basta se inscrever, de graça, pela plataforma Sympla.

O encontro é preparatório para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que acontece em novembro, em Belém, Pará.

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários