MENU
EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Campanha multivacinação no PI inicia segunda (6) para crianças e adolescentes
Por Dulina Fernandes
Publicado em 05/10/2025 19:35
Piaui

O Piauí inicia, nesta segunda-feira (6), a Campanha Nacional de Multivacinação 2025, que seguirá até o dia 31 de outubro em todo o estado. A ação tem como objetivo resgatar pessoas não vacinadas e atualizar a caderneta de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Dia D de Mobilização Social está marcado para 18 de outubro. Embora o foco principal seja o público infantil e adolescente, a campanha também reforça a importância da imunização contra o sarampo, recomendando que todas as pessoas entre 12 meses e 59 anos verifiquem sua situação vacinal. Além disso, busca incentivar a vacinação contra o HPV em adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose.

Ministério da Saúde também realizará um chamamento digital por meio do aplicativo Meu SUS Digital, disponível para iOS, Android e site oficial. Com login pelo Gov.br, é possível acessar a caderneta digital de saúde da criança e acompanhar informações sobre vacinas.

Segundo a coordenadora estadual de imunização, Bárbara Pinheiro, é essencial manter o esquema vacinal atualizado.

“Durante todo o mês de outubro, diversos imunizantes estarão disponíveis, principalmente para menores de 15 anos. O Dia D está marcado para 18 de outubro, mas até o dia 31 a população pode procurar os postos de vacinação. Baixem o aplicativo Meu SUS Digital para acompanhar todas as informações relacionadas às vacinas”, enfatiza.

O estado recebeu vários tipos de doses para contemplar a campanha, entre elas a Meningocócica ACWY (20 mil unidades), os reforços de Difteria, Tétano e Coqueluche (DTP) (20 mil), Tríplice Viral (43 mil), Hepatite B (30 mil) e Febre Amarela (50 mil). Outros imunizantes também estarão disponíveis, conforme o histórico vacinal de cada pessoa.

Em Teresina, FMS reforça atualização da caderneta

Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina também iniciou, nesta segunda (6), a campanha de multivacinação. A ação visa resgatar não vacinados e atualizar a caderneta de crianças e adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Em Teresina, os postos de vacinação estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Teresina Shopping até o fim de outubro.

Vacinas disponíveis

No calendário infantil, que contempla crianças de até 10 anos, estão disponíveis 18 vacinas, incluindo: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Pólio inativada (VIP), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C Conjugada, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP, Hepatite A, entre outras.

Para adolescentes, além dos reforços, estão incluídas vacinas contra Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria, Tétano adulto, Dengue, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente. A vacina contra a covid-19 também estará disponível para quem ainda não completou o esquema vacinal.

Locais e horários de vacinação

  • UBSs: segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde.

  • Teresina Shopping: segunda a sexta, das 13h às 18h; sábados, das 10h às 20h.

A coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, reforça o chamado:

“Convocamos os pais a levar seus filhos para verificar a situação vacinal e tomar as doses pendentes. Essa mobilização é fundamental para garantir a proteção coletiva”, disse.

Queda nos índices preocupa

Dados parciais da FMS indicam queda nos índices vacinais em Teresina em comparação com 2024. A cobertura da vacina pneumocócica, por exemplo, caiu de 96% para 83% neste ano. O resultado segue a média nacional, mas acende o alerta para intensificar as ações.

Segundo Emanuelle Dias, as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) estão adotando metodologias de microplanejamento, analisando territórios de baixa cobertura e estabelecendo parcerias com escolas, igrejas e associações comunitárias.

A expectativa é que, até o fim de outubro, os índices vacinais em Teresina apresentem melhora significativa, reduzindo o risco de surtos de doenças já controladas no país.

Comentários