Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Quem nunca ouviu histórias sobre nordestinos que deixaram suas cidades em busca de oportunidades no eixo Rio-São Paulo? Por algumas décadas, essa era a realidade de muitos piauienses, que precisavam sair do estado para expandir seus horizontes profissionais e acadêmicos. Hoje, a realidade é diferente: o Piauí criou oportunidades e colocou-as na palma da mão, principalmente por meio da tecnologia e do empreendedorismo digital.
Um exemplo concreto desse avanço é a Office Cont, startup genuinamente piauiense que desenvolveu uma plataforma para simplificar e automatizar a abertura de empresas no Brasil.
“Todo mundo que precisa abrir um CNPJ vai buscar um contador por hábito, mas por lei não é obrigatório. Pensando nisso e na burocracia envolvida, desenvolvemos uma plataforma para desburocratizar todo esse processo”, explica André Paixão, cofundador da Office Cont.
Fotos: TV Cidade Verde

A startup participa de programas de incentivo como Invest Piauí e parcerias com o Sebrae, que impulsionam o crescimento de negócios locais e posicionam o Piauí como referência nacional em tecnologia.
Leia também:
“Isso traz crescimento para quem quer desenvolver sua startup, e o estado ganha destaque nacional. Já somos um destaque em tecnologia no Brasil”, reforça André Paixão.
Segundo Marcus Linhares, cientista de negócios, a partir das oportunidades, o estado consegue reter sua massa crítica.
“Eu costumo dizer que o Piauí tem como um dos principais produtos de exportação o piauiense, porque ele é um indivíduo muito esforçado na educação. Muitas vezes, para expandir seus horizontes, ele termina saindo. A partir do momento em que você encontra oportunidade em um estado para transformar pesquisa científica em tecnologia, de tecnologia a produto e esse produto chegar ao mercado, você passa a ter a possibilidade de segurar a nossa massa crítica”, afirma.

Hoje, o estado conta com empresas pioneiras em inteligência artificial, startups de agronegócio e projetos inovadores.
“Então esse pioneirismo na capacitação vai acabar incluindo o Piauí como sendo o primeiro do Brasil a ser 100% digital”, destaca Luciani Vieira, professora especialista em tecnologia.
Crescimento do ecossistema de startups
Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostram que, das mais de 18 mil startups do Brasil, quase 900 estão no Piauí, o que significa que o estado tem três vezes mais startups por habitante que a média nacional. Para o gerente de inovação do Sebrae, Samuel Moraes, essa expansão cria um solo fértil para o crescimento de negócios locais.
“O Sebrae também estimula os ecossistemas locais de inovação. Hoje temos seis municípios onde esse trabalho é mais fortalecido, com mais de 70 instituições participantes. Lá, estimulamos que governanças locais criem planos de trabalho coletivo para apoiar projetos em todas as fases, da ideia à operação do negócio”, explica.
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O interesse pela Era Digital é crescente, tanto entre estudantes quanto entre profissionais já inseridos no mercado de trabalho.
“Hoje o Piauí está bem posicionado em relação à inovação e tecnologia. Lançamos em parceria com o governo estadual o programa Startup Nordeste, e o Piauí foi o estado com mais inscrições, mostrando o potencial e o interesse em criar startups”, acrescenta Samuel Moraes.
O Piauí, que historicamente exportava sua mão de obra em busca de oportunidades, agora segura talentos locais e expande sua influência tecnológica pelo Brasil e pelo mundo, consolidando-se como um polo inovador e digital.
Programa Viva Piauí
O programa especial Viva Piauí será exibido no dia 18 de outubro, na TV Cidade Verde, a partir das 12h. A reprise vai ao ar no dia 19 de outubro às 9h.
Canal 5.1
- Sábado às 12h;
- Domingo às 9h;
Canal 5.2
- Domingo às 20h;
- Segunda às 20h;
- Terça às 20h.