O Novo Hospital de Picos vem transformando a realidade da saúde pública no Território do Vale do Rio Guaribas. A unidade realiza cirurgias em cinco especialidades levando atendimento de qualidade cada vez mais próximo dos piauienses.
Um dos beneficiados com os procedimentos cirúrgicos foi o mecânico Marcos Daniel, de 33 anos, morador de Picos, que realizou uma cirurgia para retirada da vesícula na unidade de saúde.
“Eu estava há dois anos sentindo alguns incômodos, mas nunca procurei saber o que era. Este ano, as crises se intensificaram e procurei o postinho. O médico solicitou exames, que fiz na Central de Diagnóstico, e descobri que tinha pedra na vesícula e precisava operar. No dia 4 de setembro deste ano, dei entrada nos papéis e tomei um susto quando, no começo de outubro, me ligaram dizendo que eu ia operar no dia 25. Foi muito rápido”, recorda.
Assim como Marcos Daniel, muitos piauienses também têm sido contemplados com cirurgias no Novo Hospital de Picos, que oferece serviços nas áreas de cirurgia geral, ginecológica, neurológica, pediátrica e urológica. Atualmente, o tempo médio de espera na unidade é de 29,26 dias.
“Nosso compromisso é oferecer uma maior diversidade de procedimentos cirúrgicos, reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes para Teresina e fortalecendo a rede de atendimento hospitalar local”, destaca o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Dirceu Campêlo.
Além dos procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, o Novo Hospital de Picos realiza ainda exames modernos, como: colangiopancreatografia retrógrada endoscópica, endoscopias e colonoscopias, além de contar com um moderno serviço de apoio diagnóstico e terapêutico, que inclui ultrassonografias, ecocardiogramas, eletrocardiogramas, radiografias e exames laboratoriais.
“É 100% de qualidade o novo hospital! Quando recebi alta, saí elogiando todo mundo lá. Eu queria que todos os hospitais fossem iguais a esse. Tudo perfeito — tanto pelo prédio ser novo quanto pelo pessoal que trabalha lá. Não só Picos, mas toda a região ganhou um grande hospital”, ressalta Marcos Daniel.