PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Núcleo passa a oferecer atendimento para vítimas de violência doméstica e receber denúncias por WhatsApp
14/05/2020 09:18 em ENTRETENIMENTO

O Núcleo Multidisciplinar Lei Maria da Penha começou a realizar nesta quarta-feira (13) atendimento às vítimas de violência doméstica por WhatsApp. O objetivo é reforçar as ações de enfrentamento a violência familiar contra a mulher duramente o período de isolamento social.

 

Em Teresina, as denúncias podem ser feitas na Delegacia da Mulher ou na Central de Flagrante de Gênero, onde é feito o boletim de ocorrência da denúncia. No interior do Estado as denúncias também devem ser feitas nas Delegacias de Polícia.

Após estar em posse do boletim de ocorrência, a vítima poderá requerer as medidas protetivas de urgência ao Ministério Público ou na Defensoria Pública, por meio do Núcleo da Mulher.

No município de Picos, de janeiro a segunda semana de maio deste ano, 82 medidas protetivas foram expedidas. Servidores do núcleo buscarão contatos com essas mulheres para saber se as medidas estão sendo cumpridas.

Se não estiverem sendo cumpridas, os servidores entrarão em contato com os órgãos de segurança do Estado, como a Polícia Civil, o Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública Estadual para comunicar a situação.

 

Os atendimentos são realizados por uma equipe composta por dois assistentes sociais e uma psicóloga, no horário de 9h às 17h, de segunda a sexta-feira por meio do telefone: (89) 3415-4220.

A ferramenta viabilizará atendimento a todas as pessoas que desejam orientação acerca do tema, canais de denúncia existentes, e demais informações sobre os direitos protetivos das mulheres.

Veja os outros canais de atendimento à Mulher em situação de violência doméstica e familiar: Central de Atendimento à Mulher (180); Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar (190); Centro de Referência da Mulher Esperança Garcia (86 9416-9451); Aplicativo Salve Maria, da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Para atendimento de urgências no âmbito Judiciário, na capital, os números são: (86) 99903-2524 (Secretaria da Vara); (86) 99835-7384 (Assessoria do juiz titular); (86) 99984-6867 (Assessoria da juíza auxiliar); (86) 99981-5258 (Oficial de Gabinete Juíza Auxiliar).

Em Parnaíba, Piripiri, Floriano, Campo Maior, Oeiras e São Raimundo, os atendimentos são realizados pela 1.ª Vara de cada comarca. Nas comarcas de Valença e Barras, são prestados pela Vara Criminal e, em Picos, pela 4.ª Vara da comarca.

FONTE : G1 PIAUI

COMENTÁRIOS