A cinco dias para encerrar a campanha, o Hemopi (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí) já atingiu 75% da meta de conseguir 4 mil doações de bolsas de sangue. O desafio, que integra a campanha de conscientização “Junho Vermelho”, convocou os doares a comparecerem aos centros entre os dia 14 de junho a 14 de julho.
Um painel em formato de “gota” foi instalado na ponte Juscelino Kubitschek, na Avenida Frei Serafim, para contabilizar o número de doações. A “gota” será preenchida à medida que as doações acontecerem nas sedes do Hemopi.
“Agora, no dia 14 de julho, nós completaremos um mês que nós colocamos um totem (painel) aqui na ponte JK. Nós buscamos encerrar no dia 14 de julho com a gota completamente cheia. O intuito maior é chamar a atenção de Teresina que por aqui passam diariamente. A nossa missão maior é levar à população os conhecimentos adequados para a doação de sangue, fazer com que o público do Piauí cada vez mais se torne doador”, comenta o diretor do Hemopi, Jurandir Martins.
A missão é conseguir pelo menos 1 mil doações de sangue e, em quatro semanas, contabilizar as 4 mil bolsas. O Hemopi considera a doação semanal de 1 mil é suficiente para atender a demanda hospitalar no estado.
“O intuito é ter o estoque de sangue satisfatório para atender a nossa demanda hospitalar. A gente garante que todas as medidas de segurança perante o coronavírus são tomadas durante a doação”.