Foto: Marco Alpozzi/LaPresse/DiaEsportivo/Folhapress
O exame para identificar a linhagem do vírus demora cerca de 45 dias até ser concluído.
Picoense, de 71 anos, suspeito de ter contraído variante delta do novo coronavírus durante viagem ao estado de São Paulo, faleceu na noite deste sábado (11), no Hospital Regional Justino Luz de Picos.
O idoso deu entrada na unidade de saúde – referência no tratamento de doenças respiratórias agudas graves da macrorregião – no dia 02 de setembro, apresentando sintomas da Covid e com 75% do pulmão afetado. Foi realizado teste para a doença, mas este deu negativo.
Pela persistência dos sintomas e considerando a estadia dele em São Paulo, um dos estados onde há grande incidência da variante delta, o hospital fez o envio do material sanguíneo do paciente para que este fosse analisado pelo Laboratório Central, a fim de identificar a linhagem do vírus
Desde então ele vinha sendo tratado na unidade de terapia intensiva do HRJL, contudo, neste domingo teve complicações e veio a óbito. O idoso, que residia no centro de Picos, não possuía histórico de nenhuma comorbidade, segundo a Secretaria Municipal de saúde.
Segundo a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, o exame leva cerca de 45 dias até que se concluam as análises que identificaram se o vírus é da variante delta.
Mesmo idoso, a vítima não tinha tomado nenhuma das doses da vacina contra a Covid-19. Este é o 157º óbito do município.