EUROPA ENGENHARIA
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
COMPRRE DIRETO PELO NOSSO WHATSAPP
VOE PICOS
Publicidade
Publicidade
Publicidade
PUBLICIDADE
Piauí participa da elaboração do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Publicado em 27/07/2023 19:21
Piaui

O “Viver sem Limite 2” é um plano que visa a promover os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais das pessoas com deficiência e de suas famílias.

 

Teresina recebe, nesta quinta-feira (27), o diálogo transversal sobre o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite 2” e a oficina participativa do Sistema Nacional de Avaliação da Deficiência. A abertura do evento, ocorreu, no Hotel Blue Tree Towers, com a presença de diversas autoridades do poder público, entidades de atendimento às pessoas com deficiência e profissionais da área.

O plano é coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e no Piauí conta com a parceria da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).

Durante o evento, o secretário da Seid, Mauro Eduardo, relembrou os avanços conquistados por meio da primeira versão do “Viver sem Limite” e falou sobre as expectativas para a elaboração do novo plano. “A gente vê a importância do plano coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos, mas que engloba outros 11 ministérios. Eu tenho certeza que o Plano ‘Viver sem Limite 2’ também trará grandes ações que possam melhorar a vida das pessoas com deficiência na área da educação, acessibilidade, assistência social, saúde, ou seja, será uma união de esforços de todos os ministérios e o Piauí também estará presente na construção deste plano”, afirmou.

De acordo com o coordenador do “Viver sem Limite 2”, Antônio José do Nascimento, o Governo Federal determinou a elaboração do Plano em maio deste ano, com o prazo de 120 dias para envio das propostas para a Casa Civil. “Estamos percorrendo todo o país por meio de uma consulta pública participativa, que também é feita de forma on-line, onde estamos realizando esses diálogos com o objetivo de colher as sugestões de pessoas com deficiência e de profissionais e entidades que atuam nesta área”, relata.

O diálogo transversal ocorreu no turno da manhã e o objetivo foi debater ideias para a construção coletiva e participativa da população para a elaboração do Plano. O “Viver sem Limite 2” visa promover os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais das pessoas com deficiência e de suas famílias.

A programação segue no turno da tarde, com a Oficina Participativa do Sistema Nacional de Avaliação da Deficiência, que tem como objetivo disseminar informações, com intuito de traduzir e construir conhecimentos de forma interativa de pessoas com deficiência, suas representações, gestores e sociedade civil, sobre o processo de regulamentação e a proposta de implementação do sistema.

Comentários