Foto: Reprodução TV
O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem provas de ciências da natureza e suas tecnologias e o professor de matemática, Marco Antônio Lira, do CEV CPC, deu algumas dicas para os candidatos que realizem a prova e possuem ainda algumas dúvidas de como resolver as questões.
Marco Antônio afirma que entre as habilidades que são mais frequentes no Enem são razão e proporção, porcentagem, gráfico e tabela e explica como dividir o tempo de resolução com Ciências da Natureza.
"Quanto mais rápido você resolver a prova de matemática, mais rápido conseguirá resolver os obstáculos de Ciências da Natureza. Minha sugestão é que consigam fazer, pelo menos no primeiro bloco, todas as questões fáceis de matemática que conseguirem ler e perceber o caminho da solução", disse.
Mas, para conseguir driblar as questões da disciplina, é preciso estar atento a algumas "pegadinhas" que os enunciados das questões costumam utilizar. O professor explica que é preciso estar atento na interpretação das frases para não cometer erros na hora da resolução do problema.
"Os erros que mais percebemos não diz respeito a matemática em si, mas à interpretação do que a questão pede. 'Aumentar para', 'aumentar de', 'aumentar a', são algumas das frases que o Enem utiliza para encobrir o que realmente quer da competência e habilidade", afirmou.
Por fim, Marco Antônio enfatizou um maior investimento na resolução de gráficos e tabelas para uma boa prova no segundo dia.
"Uma última dica que eu deixo aos candidatos que farão o segundo dia de prova é: invistam em gráfico e tabela. São questões contempladas pelas competências e habilidades, então invistam em questões que tratam sobre situações, quem é melhor, mais caro, mais barato, maior volume, porque, com certeza vai cair na prova de vocês", concluiu.