Offline
PUBLICIDADE
Publicidade
PUBLICIDADE
ARMAZÉM PARAIBA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conjuntivite: médico explica causas da doença e dá dicas de como tratar sintomas
30/11/2023 19:36 em Saúde

Conjuntivite é uma inflamação da camada que reveste a parte branca do olho, causando olhos vermelhos, coceira e lacrimejamento. Em entrevista ao Jornal do Piauí desta quinta-feira (30), o oftalmologista Mateus Vilar explicou como identificar, tratar e prevenir os sintomas da doença. 

Apesar da vermelhidão e irritação ocular serem sintomas similares, o especialista ressalta que existem diversos tipos conjuntivites. “Temos as alérgicas, causadas por alérgenos no ambiente, como poeira, vento, calor ou algum alimento que a pessoa tenha ingerido”, destacou o médico. 

Além dessas, existem também as conjuntivites virais e bacterianas. “São causadas por meios externos, vírus ou bactérias que acabam se instalando na conjuntiva e gerando inflamações. A bacteriana tem um caráter mais secretivo, o olho fica com a secreção amarelada saindo o tempo todo”, completou. 

O tratamento varia de acordo com o tipo de conjuntivite, podendo incluir colírios, antibióticos, antivirais ou anti-histamínicos. Entre as orientações médicas, o recomendável é evitar coçar os olhos e compartilhar itens de uso pessoal ajuda a prevenir a propagação da conjuntivite.

Em casos graves ou não tratados, a conjuntivite pode causar lesões na córnea, destacando a importância do acompanhamento médico.

COMENTÁRIOS